HISTÓRICO

O Brasil passou a fonte de Estatísticas com números fidedignos sobre Nascidos Vivos, oficialmente, a partir da Lei nº 6.015/1973, consubstanciada na publicação “Estatística do Registro Civil”, da Fundação IBGE (1974).
O Ministério da Saúde passou a investir nesse sistema que fornecia análise estatística, e ajudasse nas execuções das ações básicas de saúde.
Em 04 de julho de 1989, foi criado o Grupo de Estatísticas Vitais (GEVIMS), para assessorar o Ministério da Saúde, quanto a:
  • mortalidade e natalidade;
  • avaliação da situação de saúde e de programas básicos de saúde;
  • promoção da utilização de estatísticas vitais em instância federal, regional e local;
  • planejamento e avaliação em saúde.

O GEVIMS, juntamente com técnicos da SNABS, selecionou as variáveis para o novo sistema; com elaboração de documentos-padrões e um manual para orientação dos profissionais que irão preencher essas fichas e definiu o fluxo das vias do documento. Ai foi quando surgiu Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (SINASC) e a (DNV) aprovado em janeiro de 1990.
A implantação do SINASC foi implementada de uma forma lenta e gradual em toda esfera federal. Sendo apresentado nos municípios em 1994, apresentando uma discrepância nos números apresentados pelo IBGE, tendo como base o banco de dados do cartório civil. Aprimorando indicadores para um melhor planejamento em gestão a saúde.
O (SIM) teve grande parte de seu desenvolvimento feito de forma não informatizado, diferente do SINAN que desde sua origem foi informatizado, sendo o primeiro sistema de estatística vitais usados em micro computadores.
Um sistema informatizado de fácil manuseio e entendimento, permitindo elaboração de relatórios e consulta de banco de dados em instancia estadual.
Teve que passar por uma reforma no sistema operacional por causa do crescimento gradual a cada ano dos registros comprometendo o banco de dados causando lentidão no sistema.

Em 1998 foi desenvolvida uma nova versão da Declaração de Nascidos Vivos, acompanhado de um aplicativo informatizado e um manual para esclarecimento de manuseio.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESTRUTURA DA DECLARAÇÃO DE NASCIDO VIVO

SINASC